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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3PDSA2B
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.19.27
Última Atualização2020:06.09.18.10.59 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.19.27.11
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.21.15.40 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoAntunesRicc:2017:EsSoDi
TítuloEstudos sobre a dinâmica e controle de espaçonaves propulsadas por velas solares, aplicado ao problema de desvio de rota de colisão de asteróides com a terra
Ano2017
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho196 KiB
2. Contextualização
Autor1 Antunes, Leonardo de Faria
2 Ricci, Mário César
Identificador de Curriculo1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JHS5
Grupo1
2 DIDMC-CGETE-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 leonardofariaantunes@hotmail.com
2 mario.ricci@inpe.br
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Localização do EventoSão José dos Campos, SP
Data25-26 jul.
Histórico (UTC)2017-08-24 17:46:58 :: simone -> administrator :: 2017
2018-06-04 02:27:40 :: administrator -> simone :: 2017
2020-06-09 18:11:00 :: simone -> administrator :: 2017
2022-07-08 21:15:40 :: administrator -> simone :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do Conteúdo{{mtc-m21b.sid.inpe.br 804} sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 USP} {{150.163.34.248 802} lcp.inpe.br/ignes/2004/02.12.18.39 {}} {{150.163.34.248 804} sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17 {}} {{150.163.34.248 806} sid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02 {}} {{150.163.34.239 800} dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 {}} {{150.163.34.241 802} dpi.inpe.br/marte2/2013/05.17.15.03.06 {}}
ResumoO objetivo final deste trabalho o qual tem prazo para finalização em agosto de 2017 é aplicar a teoria clássica de controle no projeto de um sistema de controle de atitude de satélites propulsada por velas solares. Pretende-se com este trabalho apresentar os procedimentos de projeto para um sistema de controle necessário para mudar a orbita de objetos em rota de colisão com a Terra. A utilização de velas solares para viagens interplanetárias é uma opção bastante interessante pelo fato de não precisarem de uma grande quantidade de propelente para se locomoverem no espaço. Isso acontece pelo fato de que as velas solares não utiliza o propelente de maneira tradicional como fonte de energia, já que seu principal propelente é radiação solar fornecida pelo Sol. Essa força de radiação ao ser refletida sobre a superfície da vela gera um momento, fazendo a nave acelerar e ganhar velocidade com o passar do tempo. Embora essa força seja menor se comparada com um foguete convencional que utiliza propelentes químicos para ganhar aceleração, essa força é constante e é fornecida pelo próprio Sol, ao contrário do foguete que depende totalmente do combustível que dura pouco tempo perdendo velocidade mais rápido do que a vela. Para realizar tal missão de desviar a orbita de objetos em rota de colisão com a Terra, utilizaremos o conceito de trator de gravidade, que utiliza a força gravitacional mutua entre uma nave espacial propulsada por vela solar pairando em um asteroide alvo como um cabo de reboque, utilizando uma orbita não Kepleriana. O sistema proposto consiste numa orbita Halo primaria bem como numa orbita Halo secundária baseado nas equações de movimentos de ClohessyWiltshire-Hill. Será analisada a estabilidade do sistema de controle e serão obtidas respostas para torques de perturbação impulsivos, em degrau e cíclico. Até o presente momento, foi obtida toda a base teórica necessária para o desenvolvimento do projeto através de estudos preliminares. Também foram obtidas as equações não lineares de movimento. Os torques que agem sobre o satélite, que foram considerados no modelo, são os torques de distúrbio devido à pressão de radiação solar, desalinhamento do vetor de impulso, erros de inserção de orbita Halo e uma assimetria significativa do asteroide alvo torque devido ao gradiente de gravidade. O objetivo, a partir de agora, é obter as três equações linearizadas para os movimentos de rolamento, arfagem e guinada, em torno das condições nominais e realizar o controle nos três eixos.
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4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3PDSA2B
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3PDSA2B
Idiomapt
Arquivo AlvoAntunes_estudos.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/446AF4B
8JMKD3MGPDW34P/478H8LM
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.56 2
sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44.43 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist booktitle callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume
7. Controle da descrição
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